Confira essas dicas para evitar problemas por falta de inadimplência no seu condomínio.
Toda organização precisa de fluxo de caixa para se manter e deixar as contas em dia. O mesmo vale para os condomínios. Mas nesse caso, a única fonte de renda são as taxas pagas pelos condôminos. Quando há inadimplência, pode resultar em atraso nas contas, pagamento de juros e até mesmo na dificuldade em manter a manutenção em dia.
Para evitar esses transtornos, existem as garantidoras de condomínio. Com elas, mesmo quando alguma das unidades deixa de pagar a taxa mensal, o condomínio recebe o valor total. A garantidora fica, então, responsável pela cobrança dos inadimplentes, podendo inclusive arcar com custas judiciais para isso. É sempre importante conferir quais são os serviços oferecidos pela empresa, pois eles podem variar de uma para a outra.
Pesquise o histórico das garantidoras
Uma forma de se assegurar de contratar a melhor garantidora de condomínio, é conhecer o histórico da empresa. Verifique o tempo de existência, a opinião de outros clientes e se ela foi foco de alguma ação. Assim, é possível verificar de que forma ela atende os condomínios e condôminos. Uma vez que a prestadora de serviço fica responsável pela cobrança das taxas, saber de que forma isso é feito, vai fazer toda a diferença para a satisfação dos moradores.
Sempre faça orçamento
Além do valor do serviço mensal, as garantidoras podem cobrar percentuais variados para a cobertura de cada taxa em atraso. Além disso, os serviços prestados podem ser diferentes entre uma prestadora de serviços e outra. Por isso, é muito importante fazer orçamentos, comparando os valores cobrados e também os serviços prestados dentro do pacote oferecido.
Veja quais são as tecnologias aplicadas para controle e cobrança
Uma das vantagens de contar com uma garantidora, é ter uma empresa com mais recursos para fazer a cobrança das taxas. Dessa forma, é possível oferecer mais possibilidades de pagamento aos condôminos e conforto no processo. Os inadimplentes também podem encontrar com mais possibilidades de negociação e com um atendimento humanizado.
Além disso, a garantidora precisa passar ao síndico as informações sobre cobrança e informar quem são os inadimplentes. Por isso, é relevante você verificar quais tecnologias ou aplicativos a garantidora oferece para controle de cobrança.
Confira se a empresa é certificada pelo CRA
As garantidoras precisam ser certificadas pelo CRA (Conselho Regional de Administração). Contudo, há aquelas empresas que insistem em exercer tal atividade sem a devida inscrição no conselho regional de sua jurisdição. Além disso, quando você opta por uma garantidora com registro junto ao órgão competente conta com mais segurança.
Ao fazer esse registro, a garantidora habilitada fica com a responsabilidade de cumprir com o código de ética diante da sociedade. Sem essa responsabilidade, algumas garantidoras podem descumprir obrigações tributárias e causar passivo ao condomínio.
Participação em assembleias condominiais
É relevante também você verificar se a garantidora se dispõe a participar de assembleias, para esclarecer eventuais dúvidas de condôminos e deixar todos cientes do papel assumido por ela. Além disso, essa disponibilidade pode ser importante antes da contratação, uma vez que ela precisa ser aprovada por maioria.
A BV Garantia é a melhor opção quando o assunto é garantidora de condomínios. Nós somos a garantidora de condomínios mais segura e estamos prontos para tirar as suas dúvidas. Entre em contato com a gente e saiba como o serviço funciona.
0 comentários