Fiadores de aluguel? Por que você precisa de um?
Para locatários de primeira viagem em um mercado imobiliário competitivo, o processo de solicitação de apartamento pode ser esmagador. Geralmente, existem alguns requisitos para se tornar um inquilino viável (pense no limite de renda e na pontuação de crédito), que você pode não conseguir cumprir sozinho.
Mas não se preocupe: poucos jovens profissionais são capazes de assinar um contrato de aluguel de apartamento por conta própria. Se você conseguir um fiador para ajudá-lo a garantir o contrato, você estará pronto. Aqui está o que você precisa saber sobre esse importante papel.
O que é um fiador de aluguel?
Um fiador é uma pessoa que vai assinar um contrato de aluguel de apartamento ao lado de um inquilino, garantindo o pagamento do aluguel se o inquilino não o fizer. O fiador geralmente é um pai, membro da família ou amigo próximo que está disposto a ser legalmente responsável pelo apartamento alugado.
No contexto de aluguel de apartamentos, os termos fiador e fiador às vezes são usados de forma intercambiável. Tanto os fiadores quanto os co-signatários são responsáveis pelo pagamento do aluguel se não for pago pelos inquilinos.
Por que você precisa de um fiador de aluguel?
Isso é muito simples. Caso você não consiga comprovar crédito ou garantias, o fiador irá te ajudar a resolver isso para que o dono do imóvel permita a locação.
Quais são os requisitos para um fiador?
Os requisitos financeiros para um fiador são mais extensos do que os de um inquilino. Normalmente, um fiador deve ter uma renda de 80 a 100 vezes o aluguel mensal do apartamento que está oferecendo para garantir. Para comprovar que o fiador atende ao requisito de renda, ele deve apresentar os seguintes documentos e informações.
- Contracheques
- Declarações fiscais
- Extratos bancários
- Número da Segurança Social
Quem pode atuar como seu fiador?
Familiares e amigos próximos são as melhores opções na hora de escolher um fiador. Se não conseguir encontrar um fiador que conheça pessoalmente, existem empresas específicas nesse caso para o ajudar.
Confiança profissionalismo e organização são muito importantes não é mesmo? A BV Garantidora ajuda você síndico a garantir a recorrência de pagamentos e se responsabiliza pela cobrança dos condôminos.
0 comentários