Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

Como alugar seu primeiro apartamento em Curitiba

agosto 20, 2022
ALUGUEL DE APARTAMENTO BV

Como alugar seu primeiro apartamento em Curitiba:

Alugar seu primeiro apartamento é uma viagem emocionante — e que você não deve realizar no escuro! Então, iluminaremos sua cabeça com um guia passo a passo para alugar um apartamento pela primeira vez.

1. Veja apartamentos que cabem no seu orçamento.

Parece fácil alugar seu primeiro apartamento, certo? Basta começar a pesquisar na internet, fazer um tour ou dois e se mudar. Mas suponha que, após se mudar, você descubra que está sobrecarregado financeiramente. Após comer miojo em todas as refeições e manter as luzes apagadas, você percebe que não pode pagar pelo aluguel de seu apartamento em Curitiba! O que deu errado? Você tinha um orçamento. Ok, você foi um pouco acima, mas aquelas janelas, aquele piso… Você se apaixonou à primeira vista e decidiu que faria acontecer de alguma forma.

Você cometeu o erro fatal de olhar para apartamentos fora do seu orçamento… Todos os lugares depois do “apartamento dos sonhos” parecerão sem graça em comparação. Salve seu futuro de um ano comendo apenas miojo! Antes de começar a procurar, faça um orçamento e cumpra-o. Aqui está a regra de ouro: se você não pode pagar o aluguel, nem sequer olhe para o apartamento.

2. Ter um companheiro de quarto ou não ter um companheiro de quarto? Eis a questão!

Se, após analisar os números, você determina que não conseguirá fazer isso sozinho, você pode querer considerar arranjar um colega de quarto. Por um lado, ter alguém para dividir os custos pode diminuir o ônus do aluguel e tornar a vida um pouco mais fácil financeiramente. Mas viver com outra pessoa pode apresentar um conjunto inteiramente novo de desafios, especialmente se você não gostar particularmente de suas peculiaridades e hábitos.

Se você decidir ter um colega de quarto, o proprietário pode querer os dois no contrato — e eles provavelmente verificarão seus históricos financeiros. Saiba disso: o proprietário pode aumentar o aluguel devido ao “desgaste” adicional do colega de quarto no apartamento.

3. Saiba o que você quer, o que você precisa e qual é a diferença.

Como um novo locatário, você provavelmente tem muitas perguntas. Aqui estão algumas respostas enquanto você sai para ver os apartamentos:

Quais comodidades preciso e quanto mais elas custam?

Não se deixe enganar pelo amor por uma cobertura ou uma academia no prédio, ou condomínio — esses tipos de comodidades geralmente vêm com taxas anexas. Certifique-se de perguntar quanto custa um eventual aluguel de churrasqueira, salão de festas ou sala de jogos.

Bancadas de granito e uma lareira? É claro que algumas coisinhas de luxo são boas de se ter, mas geralmente têm um custo mais alto. Se você raramente usa sua cozinha e nunca fica em casa tempo suficiente para acender uma fogueira, por que gastar o dinheiro extra com esses recursos?

Onde devo procurar?

A localização é fundamental. Embora você possa ficar tentado a escolher aquele apartamento aconchegante no subúrbio por causa do aluguel mais baixo, pode acabar pagando muito mais despesas de combustível ou perdendo muito mais tempo na locomoção se tiver um longo trajeto para a faculdade ou o trabalho. E se você estiver interessado em ter restaurantes, cinemas, museus e outras atrações nas proximidades, lembre-se disso ao pesquisar.

E se eu quiser um animal de estimação?

Mesmo que você não tenha um animal de estimação no momento, pense que pode querer um em um futuro próximo, certifique-se de que seu possível aluguel seja adequado para animais de estimação. Certifique-se de perguntar ao agente de locação sobretaxas de animais de estimação e até mesmo se eles são permitidos.

Como faço para obter Wi-Fi?

Muitas comunidades de apartamentos não oferecem Wi-Fi gratuito, mas você pode obtê-lo através do seu provedor de Internet. Pergunte ao corretor se eles têm um provedor preferencial — eles geralmente oferecem um desconto para incentivar os moradores a usar seu provedor preferido. Se não, procure os prestadores de serviço da sua cidade e entre em contato diretamente com eles.

O que acontece se eu não pagar no prazo?

Se você não puder pagar seu aluguel em dia, avise seu locatário. Pergunte se eles aceitarão um pagamento parcial ou se você pode negociar acordos de pagamento. Certifique-se de obter qualquer acordo por escrito do proprietário, apenas no caso de haver uma disputa mais tarde. Mas tente não se atrasar — o senhorio pode enviar-lhe um aviso de despejo mesmo que esteja apenas um dia atrasado.

Lembre-se que qualquer dúvida extra, a BV Garantia estará disposta a lhe ajudar com prazer e conhecimento. Entre em contato conosco se quiser saber qualquer informação sobre seu condomínio, seu aluguel e outros detalhes relacionados a essa incrível jornada de finalmente ter seu próprio cantinho.

BV GARANTIA

Somos uma garantidora de condomínios especializada em cobrança e antecipação de taxas de condominiais. Sediada em Curitiba e com atuação nacional, nosso objetivo é ajudar na gestão e planejamento financeiro dos condomínios por intermédio de seus síndicos e/ou administradoras, visando garantir financeiramente as taxas de condomínio e também oferecendo outros serviços, como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas. Os nossos serviços são executados por profissionais qualificados, almejando atingir resultados eficazes e de alta qualidade, tendo em vista o mais alto grau de satisfação de nossos clientes e parceiros.

Veja Mais Artigos 

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

A jornada de conquistar a própria liberdade e morar sozinho nunca é tão simples. Apesar de receber instruções de amigos ou familiares que já passaram por essa experiência, nada nunca será igual a você mesmo aprender a lidar com todos os prós e contras da vida adulta....

ler mais
10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

Conselhos de especialistas: 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo viver sozinho: Embora a ideia de morar sozinho pela primeira vez possa parecer libertadora e até excitante para alguns, pode ser um passo difícil para outros. Aqueles que embarcam na aventura da vida...

ler mais
9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

Do histórico de crédito às despesas de moradia, a preparação é fundamental para alugar seu primeiro apartamento. É hora da independência! Alugar seu primeiro apartamento é um grande marco, mas experimentar termos de locação pela primeira vez pode rapidamente se tornar...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário