Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

outubro 24, 2022
BV GARANTIA REFORMA

Conselhos de especialistas: 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo viver sozinho:

Embora a ideia de morar sozinho pela primeira vez possa parecer libertadora e até excitante para alguns, pode ser um passo difícil para outros. Aqueles que embarcam na aventura da vida solo podem enfrentar vários desafios, desde se sentirem solitários devido a menos interações sociais até serem sobrecarregados com as diferentes tarefas que vêm de morar sozinhos.

Para ajudar a enfrentar algumas dificuldades que os locatários individuais podem enfrentar, conversamos com alguns dos especialistas da BV Garantidora e pedimos conselhos sobre como aproveitar ao máximo a vida sozinho. Aqui está o que eles disseram:

Seja sua melhor empresa

 Aqui vão dois conselhos para quem está solteiro ou morando sozinho pela primeira vez:

Fique confortável com o silêncio. Aprenda a desfrutar da tranquilidade e não deixe que isso o assuste. Estar sozinho com seus pensamentos pode ser assustador, a chave é se sentir seguro em sua solidão. Você pode preencher o ambiente com música ou ruído de fundo, mas a verdadeira paz é a capacidade de abraçar a quietude.

Seja sua melhor companhia, mas se precisar de companhia ou apoio, certifique-se de ter amigos à disposição para ajudar. Jantares, assistir a festas, eventos esportivos na TV e noites de jogos aliviam a solidão e enchem sua casa de risadas e boas energias.

Encontre hobbies novos e emocionantes:

 Experimente com coisas novas. Investigar novos interesses é um componente crítico da autodescoberta. Experimentar na frente de uma plateia nem sempre é simples. Você pode ter ansiedade em tentar novas atividades na frente de membros da família, colegas de quarto ou parceiros amorosos. E se você for completamente desprovido de capacidade criativa? Ou se você descobrir que não gosta de tocar guitarra após investir tempo e dinheiro em cursos e prática? Embora essas sejam preocupações legítimas, também vale a pena notar que uma vida sem algumas tentativas e erros pode ser bastante restrita. Repetir atividades com os mesmos indivíduos nem sempre é prejudicial.

No entanto, romper com os hábitos estabelecidos pode ampliar sua visão, ajudar no seu crescimento e apresentá-lo a novos indivíduos. Antes de comprometer uma grande quantia de dinheiro, tutoriais em vídeo online ou blogs de instruções podem ajudá-lo a descobrir se você está realmente interessado em alguma coisa.

Mantenha seus amigos perto

 É importante certificar-se de que você nutre amizades. Procure outras pessoas que apreciem os benefícios de viver sozinho (há tantos!) Ter conexões com outras pessoas que entendem os benefícios e as ansiedades de morar sozinho pode ajudá-lo a se sentir parte de uma comunidade.

Certifique-se de passar tempo com seus amigos. Programe datas de encontro em seu diário, para que você sempre tenha algo divertido para esperar. Mantenha à mão uma lista daqueles que você pode ligar se estiver se sentindo sozinho. Saber que há alguém do outro lado do telefone com quem você tem muito em comum pode ser uma grande garantia.

Atenha-se a uma programação diária regular

 Minha dica é seguir uma programação diária regular. Não coloque sua agenda muito cheia, mas uma agenda pode lhe dar um senso de propósito e reduzir qualquer sentimento de solidão. Você nem sempre precisa seguir sua agenda e alguma espontaneidade é boa, mas ter coisas para fazer pode ajudá-lo a se sentir mais motivado.

Dê a si mesmo tempo para tarefas, recados e hobbies. Um ambiente limpo e organizado pode reduzir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar. Durma e acorde no mesmo horário todos os dias.

Encontre um equilíbrio saudável entre trabalho e descanso:

 Viver sozinho pela primeira vez pode ser isolador se você não planejar. É importante manter uma rotina para que você possa se sentir seguro, protegido e mentalmente bem. Acordar no mesmo horário todos os dias ajuda você a construir um sono saudável, pois você se sentirá cansado no mesmo horário todas as noites. Isso é particularmente útil, pois a noite pode ser a hora mais solitária do dia para pessoas que moram sozinhas.

Você também pode planejar encontros regulares com amigos e familiares, como sair para almoçar todas as segundas-feiras ou assistir a um filme juntos todas as sextas-feiras. Isso lhe dará algo para esperar ao longo da semana e garante que você não perca sua vida social.

Finalmente, tente encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e descanso. Se você trabalha durante o dia e dedica a noite a relaxar, há menos chance de se esgotar. Por outro lado, trabalhar esporadicamente pode fazer você se sentir como se não tivesse tempo suficiente fora do trabalho para realizar as coisas que gosta.

No geral, para aproveitar ao máximo a vida em casa, você deve estruturar seus dias da melhor maneira possível, deixando algum espaço para a espontaneidade. Isso o ajudará a se lembrar do seu propósito, reduzindo os sentimentos de solidão e isolamento.

Coloque seus pensamentos e planos no papel:

 Você pode se sentir seguro, mentalmente saudável e mais feliz do que antes quando pensa nas coisas com um Plano de Ação para Viver Sozinho que atende às suas necessidades. Use papel e caneta, marcadores ou lápis com borracha.

As pessoas pensam de forma mais produtiva escrevendo com as mãos em vez de com teclados. Dê um título ao seu documento. Liste itens acionáveis ​​que você acredita serem necessários para fazer amigos, para se sentir mais feliz e mais seguro em seu coração e em casa. Numere suas tarefas para que seu documento pareça um esboço para um projeto, um para melhorar a qualidade de sua vida. Você estará trabalhando em um rascunho, então não se critique por riscar, novas ideias e mudanças. Pode levar de um dia a um mês para finalizar seu Plano de Ação. Isso é normal. Leva tempo para descobrir detalhes. Rabiscos são bons. Eles podem ser significativos, divertidos e destruidores de tédio.

Você pode acabar querendo alterar o título do seu documento. Mude o título para Plano de Ação: Aproveitando ao Máximo Vivendo Sozinho ou para o que mais lhe convier. Experimente com seu documento até que esteja pronto para uso. Aproveite os resultados que aumentam e se desdobram ao longo do tempo.

Interaja com as pessoas

 Como humanos, precisamos estar com outros humanos, quando você mora sozinho às vezes pode chegar ao final do dia ou da semana e perceber que não interagiu com ninguém cara a cara. Isso é especialmente verdadeiro se você for um trabalhador remoto e seu espaço de vida também for seu espaço de trabalho. Para o seu bem-estar, tenha como meta interagir com outra pessoa cara a cara pelo menos uma vez por dia. Algumas maneiras de fazer isso incluem fazer uma aula de ginástica em grupo, passear no parque e fazer contato visual com os outros (pontos de bônus se você disser “olá”), usar a pista com uma pessoa real no supermercado ou encontrar um amigo para um café, ou uma bebida. Essas conexões humanas lhe trarão uma sensação de pertencimento e elevarão seu espírito.

Pratique Gratidão e Visualização

 Alugar e morar sozinho pela primeira vez é uma parte importante do desenvolvimento de um relacionamento construtivo consigo mesmo. É um momento oportuno para refletir e compreender a si mesmo. Assim que você acordar, um ótimo hábito para nutrir é a gratidão e a visualização.

De olhos fechados, sentado ereto, comece com uma respiração profunda por 60 segundos para limpar a mente e se concentrar na respiração. Comece o exercício praticando a Gratidão. Recite em voz alta tudo o que você conquistou e pelo qual é grato. Ouça suas palavras. Transição após 2 minutos para visualização de onde e como você quer ver a si mesmo e seu futuro. Imagine-se diariamente no que você considera sua melhor vida. Pratique a primeira coisa todas as manhãs.

Seja por escolha ou por acaso, morar sozinho pode ser uma aventura e é importante que você se concentre em torná-la ótima. Se você está procurando um novo apartamento, entre em contato com a BV Garantidora e obtenha as informações mais importantes antes de iniciar essa nova jornada.

 

BV GARANTIA

Somos uma garantidora de condomínios especializada em cobrança e antecipação de taxas de condominiais. Sediada em Curitiba e com atuação nacional, nosso objetivo é ajudar na gestão e planejamento financeiro dos condomínios por intermédio de seus síndicos e/ou administradoras, visando garantir financeiramente as taxas de condomínio e também oferecendo outros serviços, como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas. Os nossos serviços são executados por profissionais qualificados, almejando atingir resultados eficazes e de alta qualidade, tendo em vista o mais alto grau de satisfação de nossos clientes e parceiros.

Veja Mais Artigos 

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

A jornada de conquistar a própria liberdade e morar sozinho nunca é tão simples. Apesar de receber instruções de amigos ou familiares que já passaram por essa experiência, nada nunca será igual a você mesmo aprender a lidar com todos os prós e contras da vida adulta....

ler mais
9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

Do histórico de crédito às despesas de moradia, a preparação é fundamental para alugar seu primeiro apartamento. É hora da independência! Alugar seu primeiro apartamento é um grande marco, mas experimentar termos de locação pela primeira vez pode rapidamente se tornar...

ler mais
O que procurar durante uma inspeção de aluguel

O que procurar durante uma inspeção de aluguel

As inspeções de aluguel podem ajudar a garantir que seu inquilino esteja mantendo a propriedade e cumprindo os termos do contrato. A maioria dos proprietários faz inspeções de aluguel antes de um inquilino se mudar e quando eles se mudam para determinar se devem...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário