Apesar dos pesares que passamos em 2020, o ano está chegando ao fim e é impossível não nos alegramos com as festividades de Natal e Ano Novo, não é mesmo? A decoração de Natal é tradição e para que o seu condomínio não fique de fora, trouxemos algumas dicas para decorar as áreas comuns e proporcionar um ambiente harmonioso e alegre para todos os condôminos. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado os cuidados com a saúde e segurança. Confira a seguir algumas dicas e cuidados necessários sobre a decoração de natal em condomínios.
Planejamento e organização
Como em diversas situações, o planejamento e a organização são essenciais na hora de pensar nas decorações natalinas. Quanto pode ser investido? O material de decoração já está previsto no orçamento anual? Se já estiver previsto ou os custos não forem elevados, é provável que não precise nenhum rateio extra. Do contrário, é preciso aprovar em assembleia o valor a ser investido com 50% mais um dos condôminos presentes, pois é considerada uma despesa extraordinária.
Por isso, leve em conta quais espaços serão decorados e o tamanho de cada lugar para determinar o que será necessário comprar. Além disso, há a opção de alugar a decoração em algumas cidades. Vale a pena verificar!
A decoração
Vamos combinar que esta é a parte mais empolgante de todo o processo! As decorações podem variar desde as mais simples, como o uso de ‘pisca-pisca’ nas árvores do próprio condomínio – quando houver – e outros enfeites na portaria, até decorações mais elaboradas. A decoração da fachada, por exemplo, pode ter um valor bastante elevado, uma vez que exige mão de obra especializada.
A opção mais tradicional e que faz toda a diferença é, sem dúvidas, a árvore de Natal no hall de entrada. É incrível como apenas este item deixa o espaço com um clima totalmente natalino, seja nos prédios residenciais ou comerciais.
Uma opção mais em conta é utilizar enfeites dos anos anteriores, talvez sendo necessária apenas a substituição de um ou outro item e das lâmpadas.
Para os condomínios que escolherem uma decoração mais sofisticada, o planejamento deve começar ainda mais cedo, já que com a proximidade do Natal as opções diminuem e a demanda dos prestadores de serviços aumenta.
Cuidados ao instalar a decoração
Outros cuidados importantes estão relacionados ao manuseio da rede elétrica e o local da instalação dos enfeites. Por exemplo, evite colocar muitos enfeites próximos à piscina e em locais que atrapalhem a passagem de pessoas. Além disso, fique atento a objetos que podem quebrar ou até causar alergias aos moradores e visitantes.
Gostou das nossas dicas? Agora é só deixar o clima natalino tomar conta de todo o condomínio! Porém, sem esquecer da higienização correta dos espaços, combinado? Se você tem mais dicas que pratica em seu condomínio e não mencionamos aqui, deixe nos comentários!