Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa

junho 30, 2022
Fiadores de aluguel

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa

Se você possui uma casa na qual não quer mais morar, você tem uma escolha: vendê-la ou alugá-la. Para decidir o caminho certo para você, você deve considerar o mercado imobiliário, bem como seu desejo de se tornar um proprietário – um trabalho que vem com muitas responsabilidades.

Alugar sua casa: prós e contras

Existem várias vantagens e desvantagens quando você toma a decisão de alugar. O mais importante é ter certeza de que você está pronto para o compromisso.

Prós

  • Mais seguro para o mercado de um comprador. Vender no mercado de um comprador o coloca em desvantagem. A alta oferta e a baixa demanda geralmente reduzem os preços, o que significa que você pode perder dinheiro na venda. Se você está enfrentando um mercado de compradores, o aluguel é uma forma de obter renda enquanto espera que o mercado melhore.
  • Renda passiva. Se você conseguir cobrar um aluguel que ultrapasse sua conta mensal de hipoteca, terá um fluxo constante de renda passiva.
  • Continue construindo patrimônio. Se você só possui uma casa por um curto período de tempo, o aluguel permitirá que você mantenha sua casa e construa mais patrimônio, especialmente se os valores da propriedade em sua área aumentarem significativamente. Se você planeja investir em imóveis para alugar no futuro, pode usar esse patrimônio para adquirir um empréstimo mais atraente com taxas de juros mais baixas.

Contras

  • Ser proprietário é trabalho. Se você decidir alugar sua casa, está se inscrevendo em uma longa lista de responsabilidades do proprietário. Você pode terceirizar isso para um gerente de propriedade, desde que possa arcar com o custo.
  • Custos inesperados. Alugar uma casa pode ser financeiramente desgastante se você tiver vagas estendidas, enfrentar taxas legais para despejar inquilinos difíceis ou se a propriedade exigir reparos extensos ou contínuos. Isso tudo além de arcar com o pagamento da hipoteca (ou aluguel mensal) da sua nova casa.

 

Vendendo sua casa: prós e contras.

Determine se o mercado está a seu favor e com quanto capital você pode lucrar.

Prós

  • Dinheiro na porta. Quando você vende, recebe dinheiro na porta, que pode usar para pagar sua próxima casa. Se você mora em um mercado de vendedores, pode facilmente receber ofertas pelo preço pedido. E se sua casa estiver localizada em uma área com demanda extremamente alta, você poderá receber ofertas significativas sobre o preço pedido ou ofertas em dinheiro.
  • Você não precisa gerenciar um aluguel. A vida de um senhorio não é para todos. Embora se esta for a única coisa que o impede e os preços dos aluguéis estiverem altos em sua área, uma empresa profissional de gerenciamento de propriedades pode ajudar.

Contras

  • Você pode perder dinheiro.
  • Timing e análise do mercado imobiliário são tudo. Se você vender muito cedo, poderá perder uma oferta mais alta ou o benefício de construir mais patrimônio.

 

Alugar x vender: 3 considerações

 

Aqui estão as 3 principais coisas a considerar ao tomar a decisão de alugar ou vender.

  1. Existe demanda por aluguel na sua região?

Pesquise o mercado imobiliário em sua área para descobrir se a demanda por casas de aluguel é alta. Você também pode analisar o crescimento do emprego, casas comparáveis ​​para alugar e quais comodidades estão em demanda versus o que sua casa tem a oferecer para determinar se você teria uma lista competitiva.

  1. Você está pronto para ser um proprietário?

Embora a renda do aluguel seja chamada de renda passiva, ser proprietário de um imóvel é um trabalho árduo. Se isso é algo que você não quer assumir – mas você ainda prefere manter a casa e alugá-la – é certo que você pode querer contratar um gerente de propriedade . A taxa de administração é uma despesa adicional, mas os gerentes de propriedade garantem sua tranquilidade, e seus serviços geralmente são uma dedução do imposto sobre a propriedade de aluguel .

  1. Você pode vender com lucro?

 

Por outro lado, se você mora em uma área que é um mercado de vendedores , provavelmente terá um excelente preço de venda. Trabalhar com um agente imobiliário que conhece o mercado muitas vezes pode ajudar a facilitar o negócio ideal no momento ideal.

 

A BV Garantidora é de fato uma excelente opção para administração de condomínios já que ela garante o pagamento integral dos condomínios e se responsabiliza pela cobrança dos inadimplentes.

BV GARANTIA

Somos uma garantidora de condomínios especializada em cobrança e antecipação de taxas de condominiais. Sediada em Curitiba e com atuação nacional, nosso objetivo é ajudar na gestão e planejamento financeiro dos condomínios por intermédio de seus síndicos e/ou administradoras, visando garantir financeiramente as taxas de condomínio e também oferecendo outros serviços, como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas. Os nossos serviços são executados por profissionais qualificados, almejando atingir resultados eficazes e de alta qualidade, tendo em vista o mais alto grau de satisfação de nossos clientes e parceiros.

Veja Mais Artigos 

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

A jornada de conquistar a própria liberdade e morar sozinho nunca é tão simples. Apesar de receber instruções de amigos ou familiares que já passaram por essa experiência, nada nunca será igual a você mesmo aprender a lidar com todos os prós e contras da vida adulta....

ler mais
10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

Conselhos de especialistas: 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo viver sozinho: Embora a ideia de morar sozinho pela primeira vez possa parecer libertadora e até excitante para alguns, pode ser um passo difícil para outros. Aqueles que embarcam na aventura da vida...

ler mais
9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

Do histórico de crédito às despesas de moradia, a preparação é fundamental para alugar seu primeiro apartamento. É hora da independência! Alugar seu primeiro apartamento é um grande marco, mas experimentar termos de locação pela primeira vez pode rapidamente se tornar...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário