Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

O síndico pode tirar férias?

abril 20, 2021

Administrar um condomínio não é uma tarefa simples, muito menos relaxante. Isso porque, ser síndico exige diversas responsabilidades e o compromisso com elas. Assim, como todo trabalho, alguns dias são mais exaustivos que outros e tudo o que precisamos é de alguns dias de descanso. Mas, afinal,  o síndico pode tirar férias? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem e que não é tão debatida quanto deveria. Pensando nisso, vamos explicar essa questão no post de hoje. Continue lendo!

 

Pode, mas com algumas condições:

Por não possuir regulamentação da CLT, não há férias regulamentadas. Porém, de acordo com o art. 1.348, parágrafo 2º do Código Civil, o síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção. Dessa forma, o síndico pode tirar férias, mas deve se programar antes para que o condomínio não fique desamparado na sua ausência.

 

Então, o que o síndico deve fazer antes de tirar férias?

Para o bom funcionamento do condomínio e para o bem-estar do síndico é preciso que algumas medidas sejam tomadas antes dele tirar suas férias. Afinal, é necessário que tudo esteja em ordem para o bem-estar de todos os condôminos e também para que o síndico possa descansar sem preocupações. Dessa forma, recomendamos que o síndico notifique com antecedência sobre quantos e em quais dias ficará fora. Também é necessário que ele oriente todos os outros funcionários sobre a forma de agir em determinadas situações, como em um possível conflito. Além disso, é interessante que o síndico crie planos para possíveis imprevistos, caso algum funcionário falte, por exemplo. Sendo assim, ele pode organizar uma escala com os substitutos, deixando claro a pessoa (além dele) para quem os funcionários devem reportar suas dúvidas.

 

Quem substitui o síndico quando ele tira férias?

Agora que você já entendeu que o síndico pode tirar alguns dias de férias, deve estar se perguntando quem assume o cargo dele nos dias em que ficará fora. E há diversas maneiras de decidir isso de acordo com o condomínio, em uma assembleia com todos os moradores, por exemplo. Porém, é principalmente nesses momentos que entra a questão da administração do condomínio. Visto que a saída mais inteligente para essas situações é eleger duas pessoas lá no início, ou seja, um síndico e um subsíndico. Assim, quando o primeiro entra em férias ou precisa se ausentar por qualquer outro motivo, o segundo assume o cargo para que não haja faltas com o condomínio. Porém, de nada adianta o subsíndico assumir as tarefas somente na ausência do síndico. Dessa forma, é necessário que ele esteja ciente de todas as situações durante o ano todo. Pois, somente dessa maneira ele saberá como agir caso aconteça algo fora do comum, garantindo a segurança do condomínio bem como a dos funcionários e moradores.

 

Sendo assim, entendemos que o síndico merece e precisa ter alguns dias de férias, mas o ideal é se preparar antecipadamente para isso. Afinal, para que ele realmente consiga descansar, é preciso que o condomínio esteja seguro e em ordem. Até a próxima!

Administrador

Veja Mais Artigos 

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

A jornada de conquistar a própria liberdade e morar sozinho nunca é tão simples. Apesar de receber instruções de amigos ou familiares que já passaram por essa experiência, nada nunca será igual a você mesmo aprender a lidar com todos os prós e contras da vida adulta....

ler mais
10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

Conselhos de especialistas: 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo viver sozinho: Embora a ideia de morar sozinho pela primeira vez possa parecer libertadora e até excitante para alguns, pode ser um passo difícil para outros. Aqueles que embarcam na aventura da vida...

ler mais
9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

Do histórico de crédito às despesas de moradia, a preparação é fundamental para alugar seu primeiro apartamento. É hora da independência! Alugar seu primeiro apartamento é um grande marco, mas experimentar termos de locação pela primeira vez pode rapidamente se tornar...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário