Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

O síndico pode tirar férias?

abril 20, 2021

Administrar um condomínio não é uma tarefa simples, muito menos relaxante. Isso porque, ser síndico exige diversas responsabilidades e o compromisso com elas. Assim, como todo trabalho, alguns dias são mais exaustivos que outros e tudo o que precisamos é de alguns dias de descanso. Mas, afinal,  o síndico pode tirar férias? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem e que não é tão debatida quanto deveria. Pensando nisso, vamos explicar essa questão no post de hoje. Continue lendo!

 

Pode, mas com algumas condições:

Por não possuir regulamentação da CLT, não há férias regulamentadas. Porém, de acordo com o art. 1.348, parágrafo 2º do Código Civil, o síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção. Dessa forma, o síndico pode tirar férias, mas deve se programar antes para que o condomínio não fique desamparado na sua ausência.

 

Então, o que o síndico deve fazer antes de tirar férias?

Para o bom funcionamento do condomínio e para o bem-estar do síndico é preciso que algumas medidas sejam tomadas antes dele tirar suas férias. Afinal, é necessário que tudo esteja em ordem para o bem-estar de todos os condôminos e também para que o síndico possa descansar sem preocupações. Dessa forma, recomendamos que o síndico notifique com antecedência sobre quantos e em quais dias ficará fora. Também é necessário que ele oriente todos os outros funcionários sobre a forma de agir em determinadas situações, como em um possível conflito. Além disso, é interessante que o síndico crie planos para possíveis imprevistos, caso algum funcionário falte, por exemplo. Sendo assim, ele pode organizar uma escala com os substitutos, deixando claro a pessoa (além dele) para quem os funcionários devem reportar suas dúvidas.

 

Quem substitui o síndico quando ele tira férias?

Agora que você já entendeu que o síndico pode tirar alguns dias de férias, deve estar se perguntando quem assume o cargo dele nos dias em que ficará fora. E há diversas maneiras de decidir isso de acordo com o condomínio, em uma assembleia com todos os moradores, por exemplo. Porém, é principalmente nesses momentos que entra a questão da administração do condomínio. Visto que a saída mais inteligente para essas situações é eleger duas pessoas lá no início, ou seja, um síndico e um subsíndico. Assim, quando o primeiro entra em férias ou precisa se ausentar por qualquer outro motivo, o segundo assume o cargo para que não haja faltas com o condomínio. Porém, de nada adianta o subsíndico assumir as tarefas somente na ausência do síndico. Dessa forma, é necessário que ele esteja ciente de todas as situações durante o ano todo. Pois, somente dessa maneira ele saberá como agir caso aconteça algo fora do comum, garantindo a segurança do condomínio bem como a dos funcionários e moradores.

 

Sendo assim, entendemos que o síndico merece e precisa ter alguns dias de férias, mas o ideal é se preparar antecipadamente para isso. Afinal, para que ele realmente consiga descansar, é preciso que o condomínio esteja seguro e em ordem. Até a próxima!

Administrador

Veja Mais Artigos 

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa Se você possui uma casa na qual não quer mais morar, você tem uma escolha: vendê-la ou alugá-la. Para decidir o caminho certo para você, você deve considerar o mercado imobiliário, bem como seu desejo de se tornar um...

ler mais
Guia de como encontrar um gerente de propriedade

Guia de como encontrar um gerente de propriedade

Guia de como encontrar um gerente de propriedade Quando se trata de gerenciar sua propriedade de aluguel - desde preencher vagas até receber o aluguel em dia, lidar com a manutenção diária da propriedade e além - você pode se sentir sobrecarregado com tudo o que há...

ler mais
Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de imóveis

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de imóveis

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de imóveis Depois de fazer um investimento imobiliário, o trabalho não termina, especialmente se você pretende alugar sua propriedade. Gerenciar e manter sua propriedade é uma grande responsabilidade e é essencial fazê-lo...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário