Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

O que procurar durante uma inspeção de aluguel

outubro 17, 2022
BV GARANTIA

As inspeções de aluguel podem ajudar a garantir que seu inquilino esteja mantendo a propriedade e cumprindo os termos do contrato.

A maioria dos proprietários faz inspeções de aluguel antes de um inquilino se mudar e quando eles se mudam para determinar se devem reembolsar um depósito de segurança. Mas é tão importante realizar uma locação intermediária com o aviso adequado.

As inspeções regulares da propriedade permitem que você verifique se a unidade está em boas condições. Isso pode evitar uma lista surpresa de danos caros deixados para trás quando um locatário sai. Veja nesse conteúdo criado pela equipe da BV Garantidora quando e como organizar e realizar inspeções de aluguel para que suas unidades de aluguel permaneçam em perfeitas condições.

O que é uma inspeção de aluguel e por que os proprietários devem fazê-la?

Os gerentes de propriedade têm o direito legal de monitorar qualquer unidade de aluguel ocupada durante a vigência do contrato de locação. Uma vistoria de aluguel realizada pelo locador significa verificar as condições do apartamento e como o inquilino está usando o imóvel.

As inspeções de rotina de aluguel podem ajudá-lo a proteger a propriedade, além de verificar se o morador está vivendo em um espaço seguro. Os proprietários podem garantir que os alarmes de fumaça funcionem e que não haja infestações de pragas. Se os proprietários não acompanharem regularmente as condições do apartamento, eles não saberão sobre nenhum dano ou reparos necessários. Eles também não saberão se o inquilino violou os termos do contrato.

As leis estaduais para inspeções de rotina variam. Portanto, você deve verificar com as autoridades locais quando está legalmente autorizado a entrar nas instalações e quanto aviso deve fornecer. É uma boa ideia incluir uma cláusula no contrato de locação que explique quando e por que as inspeções regulares ocorrem.

Quando pode ser realizada uma inspeção de aluguel?

Verificar a unidade pelo menos uma vez durante o prazo de um contrato de arrendamento de um ano geralmente é suficiente. Alguns proprietários gostam de fazer inspeções sazonais para verificar coisas específicas — como se o sistema de aquecimento está funcionando corretamente ou se as janelas estão com correntes de ar. Outros proprietários irão inspecionar com mais frequência se, por exemplo, houver um problema de pragas em uma unidade que exija que você verifique todos os apartamentos.

Geralmente, uma inspeção de aluguel acontece durante o horário comercial normal ou em horário razoável, ou quando for conveniente para o inquilino. É importante que a vistoria não interfira na privacidade do locatário ou no uso justo do imóvel.

Na maioria das vezes, uma vistoria do imóvel alugado ocorre enquanto o inquilino está lá. Desta forma, o proprietário pode discutir quaisquer preocupações que possam surgir. Uma inspeção no meio do aluguel também ajuda os proprietários a manter a manutenção regular, simultaneamente, em que dá aos inquilinos tempo para reparar qualquer dano que possam ter causado antes do término do contrato.

Quanto aviso você deve dar aos inquilinos?

Os inquilinos têm direitos, então você não pode aparecer aleatoriamente para uma inspeção de aluguel. Para ter certeza de que está agindo legalmente, consulte seu advogado ou verifique com as autoridades locais para saber quais leis estaduais devem ser seguidas.

O contrato de locação pode incluir datas específicas para inspeções de aluguel, ou os proprietários podem enviar uma carta com pelo menos 24 a 48 horas de antecedência, informando que você cogita entrar e verificar sua unidade. É útil explicar quanto tempo você ficará no apartamento, por que o está inspecionando e pedir que o inquilino esteja lá, se possível. Lembre-se: você não pode entrar no apartamento de um inquilino sem permissão, a menos que haja uma emergência.

A falta de notificação adequada ao seu inquilino pode significar multas ou ações legais contra você, portanto, certifique-se de seguir a lei.

Como os proprietários devem realizar uma inspeção de aluguel?

É útil ter uma lista de verificação em mãos ao verificar o apartamento de um inquilino, para que você possa trabalhar com a unidade rapidamente. Encontrar sinais de danos precocemente pode evitar grandes custos no futuro.

Algumas coisas que os proprietários devem verificar durante uma inspeção de aluguel incluem:

  • Certifique-se de que os aparelhos, encanamento e tomadas elétricas estão em boas condições de funcionamento
  • Janelas, pisos e paredes não foram danificados.
  • Móveis ou eletrodomésticos incluídos no apartamento não estão danificados ou ausentes:
  • Procure por sinais de infestação de pragas.
  • Procure evidências de animais de estimação se o contrato os proibir.
  • Verifique se há molde
  • Verifique se os detectores de fumaça estão funcionando.
  • Verifique os filtros do forno ou do ar condicionado.
  • Procure por vazamentos ou danos causados ​​pela água.
  • Verificar extintores de incêndio
  • Avalie o estado geral e a limpeza da unidade.

 

Embora os gerentes de propriedade possam tirar fotos durante uma inspeção de aluguel para documentar o que encontram, eles devem informar os inquilinos com antecedência. Os senhorios não podem fotografar nem mexer em quaisquer objetos pessoais.

O que fazer se um inquilino recusar uma inspeção ou violar o contrato:

Seu inquilino pode solicitar um dia ou horário específico para uma inspeção de aluguel ou reagendá-la se algo acontecer, mas eles não podem recusar a entrada em sua unidade se for solicitado legalmente. Se o seu locatário continuar adiando uma inspeção, isso viola os direitos básicos do proprietário, conforme detalhado no contrato. Também é uma bandeira vermelha em potencial que eles estão tentando esconder algo de você.

Você pode precisar atendê-los com outro pedido por escrito para entrar no apartamento e, se isso não funcionar, você terá que enviar um aviso para sair. Você pode até ter que levar as coisas adiante e iniciar o processo de despejo se um inquilino ainda recusar a entrada.

A realização de inspeções de aluguel protege os ativos do edifício. Se um inquilino danificou a unidade, você pode reter parte ou todo o depósito de segurança para substituir ou reparar o dano.

Uma relação positiva começa com a escolha de inquilinos qualificados:

Como os proprietários são responsáveis ​​pela manutenção da propriedade durante todo o contrato, é importante encontrar os inquilinos certos desde o início. Reserve um tempo para examinar minuciosamente os possíveis inquilinos para encontrar aqueles sendo menos propensos a danificar seus apartamentos. Você poderá falar com proprietários anteriores e descobrir se os candidatos mantiveram suas unidades em boa forma. Assim, ao realizar inspeções regulares de aluguel, você evitará surpresas desagradáveis.

BV GARANTIA

Somos uma garantidora de condomínios especializada em cobrança e antecipação de taxas de condominiais. Sediada em Curitiba e com atuação nacional, nosso objetivo é ajudar na gestão e planejamento financeiro dos condomínios por intermédio de seus síndicos e/ou administradoras, visando garantir financeiramente as taxas de condomínio e também oferecendo outros serviços, como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas. Os nossos serviços são executados por profissionais qualificados, almejando atingir resultados eficazes e de alta qualidade, tendo em vista o mais alto grau de satisfação de nossos clientes e parceiros.

Veja Mais Artigos 

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

A jornada de conquistar a própria liberdade e morar sozinho nunca é tão simples. Apesar de receber instruções de amigos ou familiares que já passaram por essa experiência, nada nunca será igual a você mesmo aprender a lidar com todos os prós e contras da vida adulta....

ler mais
10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

Conselhos de especialistas: 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo viver sozinho: Embora a ideia de morar sozinho pela primeira vez possa parecer libertadora e até excitante para alguns, pode ser um passo difícil para outros. Aqueles que embarcam na aventura da vida...

ler mais
9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

Do histórico de crédito às despesas de moradia, a preparação é fundamental para alugar seu primeiro apartamento. É hora da independência! Alugar seu primeiro apartamento é um grande marco, mas experimentar termos de locação pela primeira vez pode rapidamente se tornar...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário