Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

O que é uma garantidora de condomínios?

fevereiro 02, 2022

 

Entenda o que a garantidora faz, a sua importância e a diferença entre ela e a administradora.

O condomínio reúne diversas pessoas com formas de pensar específicas, desejos e organização próprias. Unir essas maneiras de ver o mundo e intenções em relação ao imóvel em comum é tarefa árdua. Por isso, existe o conselho e as reuniões condominiais. O síndico é uma peça relevante nesse processo, porque ouve a todos e organiza as prioridades e obrigações comuns.

Para auxiliar nesse trabalho, que não é pouco, existem as administradoras de condomínios. Elas assumem parte das atividades práticas, como redação de circulares e atas, convocações, pagamento de despesas, elaboração de folhas de pagamento e pedidos de orçamento. O síndico continua sendo o principal responsável pelas escolhas. Sabendo disso, você ainda pode estar se perguntando o que resta a ser feito pela garantidora. Continue a leitura para descobrir.

O papel da garantidora de condomínios

A garantidora de condomínios tem o objetivo de zerar a inadimplência. Por isso, ela realiza as cobranças de taxas dominiais e antecipa o pagamento de unidades inadimplentes. Dessa forma, o condomínio sempre recebe o valor integral, mesmo que existam atrasos de pagamento.

O serviço de cobrança garantida de condomínio inclui emissão dos boletos de taxa condominial, consultoria jurídica, relatórios detalhados, cobrança amigável ou judicial de inadimplentes, além da antecipação e repasse integral das taxas condominiais, como já foi mencionado.

Como você pode perceber, esse é um trabalho bem específico e focado na cobrança condominial. Dessa forma, não interfere em outras questões administrativas e organização em geral. As demais funções ficam sob responsabilidade do síndico ou administradora, inclusive a definição do valor das taxas.

Garantidora mais segura

Antes de contratar uma empresa para esse serviço, é relevante entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas. Algumas garantidoras, inclusive, se disponibilizam a participar da assembleia para explicar todos os pontos aos condôminos. Faça a convocação de uma assembleia geral para discutir o assunto. Depois da aprovação por maioria simples, pode ser realizado o contrato.

Um dos pontos importantes antes da contratação é compreender quem arca com as custas judiciais e honorários para as cobranças de atrasos. Também é relevante verificar se há variação da taxa percentual cobrada sobre as receitas, conforme o índice de inadimplência. Além, é claro, de comparara esse percentual entre as empresas que você pensa em contratar.

Confirmar com a garantidora como funciona a emissão de boletos e os prazos de transferência para a conta do condomínio é essencial. Assim, você evita surpresas e organiza as contas da melhor forma. Pergunte também como é realizada a cobrança dos inadimplentes, qual é a taxa de juros, possibilidades de negociação e quais são os canais de atendimento aos condôminos.

Por fim, certifique-se de que a garantidora entrega relatórios transparentes. Dessa forma é possível, por exemplo, vetar a participação dos inadimplentes em assembleias. O que está previsto em lei.

Escolha a melhor garantidora

Você pode sempre pesquisar as referências da empresa na internet. Identificar a satisfação de outros condomínios e tempo de atuação da organização. Conhecer o mercado e a experiência na área fazem toda a diferença em um trabalho de qualidade.

Além disso, a responsabilidade da garantidora em oferecer um serviço humanizado e respeitoso em relação aos condôminos faz toda a diferença, tanto para as contas, quanto para a satisfação dos moradores.

A BV Garantia ajuda na gestão e planejamento financeiro de condomínios em todo o Brasil. Nós garantimos o valor das taxas de condomínio, além de oferecer serviços como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas.

Os nossos profissionais são qualificados e buscam resultados eficazes e a satisfação de clientes e parceiros.

BV GARANTIA

Somos uma garantidora de condomínios especializada em cobrança e antecipação de taxas de condominiais. Sediada em Curitiba e com atuação nacional, nosso objetivo é ajudar na gestão e planejamento financeiro dos condomínios por intermédio de seus síndicos e/ou administradoras, visando garantir financeiramente as taxas de condomínio e também oferecendo outros serviços, como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas. Os nossos serviços são executados por profissionais qualificados, almejando atingir resultados eficazes e de alta qualidade, tendo em vista o mais alto grau de satisfação de nossos clientes e parceiros.

Veja Mais Artigos 

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

A jornada de conquistar a própria liberdade e morar sozinho nunca é tão simples. Apesar de receber instruções de amigos ou familiares que já passaram por essa experiência, nada nunca será igual a você mesmo aprender a lidar com todos os prós e contras da vida adulta....

ler mais
10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

Conselhos de especialistas: 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo viver sozinho: Embora a ideia de morar sozinho pela primeira vez possa parecer libertadora e até excitante para alguns, pode ser um passo difícil para outros. Aqueles que embarcam na aventura da vida...

ler mais
9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

Do histórico de crédito às despesas de moradia, a preparação é fundamental para alugar seu primeiro apartamento. É hora da independência! Alugar seu primeiro apartamento é um grande marco, mas experimentar termos de locação pela primeira vez pode rapidamente se tornar...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário