Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

O que é uma garantidora de condomínios?

fevereiro 02, 2022

 

Entenda o que a garantidora faz, a sua importância e a diferença entre ela e a administradora.

O condomínio reúne diversas pessoas com formas de pensar específicas, desejos e organização próprias. Unir essas maneiras de ver o mundo e intenções em relação ao imóvel em comum é tarefa árdua. Por isso, existe o conselho e as reuniões condominiais. O síndico é uma peça relevante nesse processo, porque ouve a todos e organiza as prioridades e obrigações comuns.

Para auxiliar nesse trabalho, que não é pouco, existem as administradoras de condomínios. Elas assumem parte das atividades práticas, como redação de circulares e atas, convocações, pagamento de despesas, elaboração de folhas de pagamento e pedidos de orçamento. O síndico continua sendo o principal responsável pelas escolhas. Sabendo disso, você ainda pode estar se perguntando o que resta a ser feito pela garantidora. Continue a leitura para descobrir.

O papel da garantidora de condomínios

A garantidora de condomínios tem o objetivo de zerar a inadimplência. Por isso, ela realiza as cobranças de taxas dominiais e antecipa o pagamento de unidades inadimplentes. Dessa forma, o condomínio sempre recebe o valor integral, mesmo que existam atrasos de pagamento.

O serviço de cobrança garantida de condomínio inclui emissão dos boletos de taxa condominial, consultoria jurídica, relatórios detalhados, cobrança amigável ou judicial de inadimplentes, além da antecipação e repasse integral das taxas condominiais, como já foi mencionado.

Como você pode perceber, esse é um trabalho bem específico e focado na cobrança condominial. Dessa forma, não interfere em outras questões administrativas e organização em geral. As demais funções ficam sob responsabilidade do síndico ou administradora, inclusive a definição do valor das taxas.

Garantidora mais segura

Antes de contratar uma empresa para esse serviço, é relevante entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas. Algumas garantidoras, inclusive, se disponibilizam a participar da assembleia para explicar todos os pontos aos condôminos. Faça a convocação de uma assembleia geral para discutir o assunto. Depois da aprovação por maioria simples, pode ser realizado o contrato.

Um dos pontos importantes antes da contratação é compreender quem arca com as custas judiciais e honorários para as cobranças de atrasos. Também é relevante verificar se há variação da taxa percentual cobrada sobre as receitas, conforme o índice de inadimplência. Além, é claro, de comparara esse percentual entre as empresas que você pensa em contratar.

Confirmar com a garantidora como funciona a emissão de boletos e os prazos de transferência para a conta do condomínio é essencial. Assim, você evita surpresas e organiza as contas da melhor forma. Pergunte também como é realizada a cobrança dos inadimplentes, qual é a taxa de juros, possibilidades de negociação e quais são os canais de atendimento aos condôminos.

Por fim, certifique-se de que a garantidora entrega relatórios transparentes. Dessa forma é possível, por exemplo, vetar a participação dos inadimplentes em assembleias. O que está previsto em lei.

Escolha a melhor garantidora

Você pode sempre pesquisar as referências da empresa na internet. Identificar a satisfação de outros condomínios e tempo de atuação da organização. Conhecer o mercado e a experiência na área fazem toda a diferença em um trabalho de qualidade.

Além disso, a responsabilidade da garantidora em oferecer um serviço humanizado e respeitoso em relação aos condôminos faz toda a diferença, tanto para as contas, quanto para a satisfação dos moradores.

A BV Garantia ajuda na gestão e planejamento financeiro de condomínios em todo o Brasil. Nós garantimos o valor das taxas de condomínio, além de oferecer serviços como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas.

Os nossos profissionais são qualificados e buscam resultados eficazes e a satisfação de clientes e parceiros.

BV GARANTIA

Somos uma garantidora de condomínios especializada em cobrança e antecipação de taxas de condominiais. Sediada em Curitiba e com atuação nacional, nosso objetivo é ajudar na gestão e planejamento financeiro dos condomínios por intermédio de seus síndicos e/ou administradoras, visando garantir financeiramente as taxas de condomínio e também oferecendo outros serviços, como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas. Os nossos serviços são executados por profissionais qualificados, almejando atingir resultados eficazes e de alta qualidade, tendo em vista o mais alto grau de satisfação de nossos clientes e parceiros.

Veja Mais Artigos 

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa

Os prós e contras de alugar versus vender sua casa Se você possui uma casa na qual não quer mais morar, você tem uma escolha: vendê-la ou alugá-la. Para decidir o caminho certo para você, você deve considerar o mercado imobiliário, bem como seu desejo de se tornar um...

ler mais
Guia de como encontrar um gerente de propriedade

Guia de como encontrar um gerente de propriedade

Guia de como encontrar um gerente de propriedade Quando se trata de gerenciar sua propriedade de aluguel - desde preencher vagas até receber o aluguel em dia, lidar com a manutenção diária da propriedade e além - você pode se sentir sobrecarregado com tudo o que há...

ler mais
Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de imóveis

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de imóveis

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de imóveis Depois de fazer um investimento imobiliário, o trabalho não termina, especialmente se você pretende alugar sua propriedade. Gerenciar e manter sua propriedade é uma grande responsabilidade e é essencial fazê-lo...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário