O que é um fiador para um apartamento?
Existem alguns pontos que você deve marcar ao longo da jornada de conseguir o aluguel de um apartamento, e você pode acreditar que precisa de um pouco de ajuda para obter esses pontos. Após encontrar aquele apartamento perfeito, vamos chamá-lo de “o único”, seu próximo passo é fazer um pedido e esperar que seja aprovado, mas e se não for? Por exemplo, se você for um locatário pela primeira vez ou um inquilino de longa data que não tem estabilidade no emprego, você pode não ser aprovado instantaneamente para um novo apartamento simplesmente porque está faltando alguns pontos. Mas não se preocupe — existem opções se você não tiver provas financeiras suficientes para convencer o gerente da propriedade ou o proprietário. Se você não conseguir ser aprovado por conta própria para um contrato de aluguel, o gerente da propriedade ou o proprietário podem sugerir que você obtenha um fiador para assinar o contrato com você. Mas espere, o que é um fiador e como eles podem ajudar?
O que é um fiador de aluguel?
Um fiador é, por definição, alguém que garante ser legalmente responsável pelo pagamento do aluguel conforme estipulado pelo contrato de locação, mas apenas se o inquilino não puder pagar por um motivo ou outro. Um fiador garante o pagamento — bem fácil de lembrar, certo? O fiador assina o contrato de arrendamento com o inquilino e garante ao administrador do imóvel ou ao senhorio que o aluguel será pago se você (o inquilino) não efetuar o pagamento. Um fiador nem sempre é necessário, mas há circunstâncias onde os locatários confiam neles para serem aprovados para um apartamento. O inquilino deve apresentar ao menos duas pessoas que possam ficar responsáveis para arcar com o contrato de locação.
Por que e quando você precisará?
Existem alguns cenários que podem levar você a obter um fiador. Imagine que você finalmente encontrou o apartamento dos seus sonhos, mas o gerente da propriedade ou proprietário encontra algumas bandeiras vermelhas enquanto analisa sua solicitação de aluguel. É possível que ele veja que:
- Você tem uma pontuação de crédito ruim;
- Você está sem crédito de qualquer tipo;
- Você tem uma falência em seu relatório de crédito;
- Você tem um despejo em seu histórico de aluguel;
- Seu histórico de emprego não é confiável;
- Seu comprovante de renda não atende ao padrão (geralmente de 2 a 3x o aluguel);
Qualquer coisa negativa (geralmente baseada em finanças ou confiabilidade) que possa impedi-lo de ser um candidato ideal é uma razão legítima para precisar de um fiador. No entanto, você só precisará de um fiador para assinar o contrato com você se o gerente ou proprietário do apartamento disser que você deve garantir um para ser aprovado. Caso contrário, após ser aprovado, você pode seguir seu caminho alegre e assinar o contrato, concordando em ser totalmente responsável por pagar o aluguel e quaisquer outras taxas adicionais em dia todos os meses.
Alternativas para obter um fiador:
Você pode se encontrar em uma situação em que não tem opções pessoais para um fiador e não se sente confortável em usar um serviço de fiador. Se isso soa familiar, então você tem outra opção (dependendo do gerente da propriedade ou do proprietário, é claro). Normalmente, o gerente da propriedade ou proprietário aceita pagamento adicional (com as taxas de mudança) como forma de garantia ou prova de que você é um inquilino confiável. Esse pagamento pode ser na forma de um depósito de segurança mais alto ou de alguns meses de aluguel adiantado.
Alguns gerentes de propriedade e proprietários estão mais dispostos a trabalhar com você do que outros. Depende do gerenciamento, do custo do aluguel e de como vai à análise da sua inscrição. Se sua pontuação de crédito estiver boa e seu histórico de aluguel estiver aberto para discussão, é provável que você não precise obter um fiador. Você deve sempre se certificar de que pode alugar o apartamento para o qual está se candidatando, mas se não atender aos requisitos necessários (como bom crédito) para alugar o apartamento, obter um fiador é uma ótima opção! Boa sorte, meus colegas inquilinos.
0 comentários