Quer uma avaliação gratuita?
Solicite uma proposta!

INADIPLÊNCIA NO CONDOMÍNIO? ENTENDA AS CAUSAS

março 30, 2022
BV GARANTIDORA

INADIPLÊNCIA NO CONDOMÍNIO? ENTENDA AS CAUSAS –

Esse é um problema grave, que afeta muitos condomínios, por isso é tão importante entender melhor e saber como evitar.

A inadimplência nos condomínios é um problema muito sério, uma vez que as taxas condominiais são a única fonte de renda. Quando esses valores não são pagos, o pagamento de contas, funcionários e os trabalhos de manutenção podem ficar comprometidos. Para evitar descuidos com o edifício, podem ocorrer o aumento no valor das taxas, de forma a compensa a inadimplência.

Entender o motivo da inadimplência é um passo muito importante para a administração de condomínios. Por isso, falaremos de alguns deles.

O que leva um condômino à inadimplência?

Um dos principais motivos de inadimplência afeta boa parte da população nesse momento: a crise financeira. Iniciada há anos, ela só vem se agravando. Essa situação leva a dois fatores muito relevantes, um deles é a subida dos preços, o outro é o aumento do desemprego.

O desemprego sozinho já é um motivo de inadimplência e ele sempre foi um risco para condomínios. O que acontece é que com a crise financeira as chances de uma família passar por isso aumenta e, portanto, também o risco para o condomínio. Junte a isso o aumento do custo de vida, que pode dificultar a quitação de todas as dívidas por parte dos moradores. No processo, a taxa condominial pode ficar comprometida.

Outras questões

As pessoas podem enfrentar diferentes problemas com os bancos, tanto por inadimplência, quanto por questões contratuais ou por erros. Essas situações podem resultar em falta de pagamento da taxa condominial. Além disso, o endividamento com o cartão de crédito pode representar a impossibilidade de quitar o valor mensal referente à taxa de condomínio.

Como já dissemos, uma medida tomada por alguns condomínios é aumentar o valor da taxa, para cobrir a inadimplência e garantir o bom funcionamento do condomínio. Mas esse é um método que pesa no bolso de todos e pode gerar conflitos entre os moradores e síndico. Por isso, é muito importante realizar um planejamento para evitar a inadimplência.

Comunique-se

Manter um diálogo aberto e franco com o condomínio é o primeiro passo para resolver a questão da inadimplência e evitar a falta de pagamento. Os condôminos precisam saber a que é destinado o dinheiro, onde o valor é gasto e da importância dos investimentos.

Muitas pessoas priorizam algumas contas e se entenderem a importância do pagamento, pode ser que valorizem mais a pontualidade e cumprimento das obrigações. De qualquer fora, quando houver inadimplência é importante também que os condôminos entendam qual é o percentual e de que forma isso afeta a todos.

Ofereça soluções de pagamento

Muitas pessoas estão dispostas a pagar, mas encontram dificuldades nesse processo. A primeira alternativa é oferecer opções de pagamento para a taxa condominial. Dessa forma, cada morador pode verificar como se organiza melhor para não deixar a conta atrasar. Assim, evita-se uma parte dos transtornos por falta de pagamento.

Além disso, quem já está inadimplente também tem maiores chances de quitar a dívida se contar com uma negociação na forma de pagamento. Procure se informar e se necessário, conte com ajuda profissional para oferecer melhores condições aos moradores.

Busque um acordo amigável

Dívidas dentro do condomínio podem criar um clima desagradável e de discussão. Por isso, é de extrema importância buscar um acordo amigável. Converse com os inadimplentes e tente encontrar uma solução que não prejudique o bom funcionamento do edifício, mas também seja viável para o condômino.

Uma alternativa é contar com o auxílio de uma garantidora de condomínios. Ela vai tanto oferecer mais condições de pagamento aos condôminos, quanto vai tirar das suas atribuições a função de cobrar os devedores, o que pode auxiliar em muito a melhorar o relacionamento.

Contrate uma empresa de confiança

As empresas garantidoras cobrem o valor que os condôminos deixam de pagar no mês. Dessa forma, o condomínio recebe o valor integral na data certa. O que representa uma grande vantagem, especialmente em tempos de aumento na inadimplência.

Mas para isso é muito importante conhecer bem a prestadora de serviço, verificar as condições oferecidas e taxas cobradas pelo serviço.

A garantidora também consegue oferecer mais possibilidades de pagamento aos condôminos, por ser uma empresa preparada para isso. Além de realizar a cobrança dos inadimplentes e arcar com eventuais custas judiciais.

A principal vantagem em contratar a BV Garantia, é que nós somos uma empresa com experiência nessa área e reconhecida pelos clientes pela qualidade e seriedade. Quer entender melhor como esse serviço funciona? Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

 

BV GARANTIA

Somos uma garantidora de condomínios especializada em cobrança e antecipação de taxas de condominiais. Sediada em Curitiba e com atuação nacional, nosso objetivo é ajudar na gestão e planejamento financeiro dos condomínios por intermédio de seus síndicos e/ou administradoras, visando garantir financeiramente as taxas de condomínio e também oferecendo outros serviços, como compra de inadimplência, cobrança e antecipação de receitas. Os nossos serviços são executados por profissionais qualificados, almejando atingir resultados eficazes e de alta qualidade, tendo em vista o mais alto grau de satisfação de nossos clientes e parceiros.

Veja Mais Artigos 

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

O que devo esperar do meu primeiro apartamento?

A jornada de conquistar a própria liberdade e morar sozinho nunca é tão simples. Apesar de receber instruções de amigos ou familiares que já passaram por essa experiência, nada nunca será igual a você mesmo aprender a lidar com todos os prós e contras da vida adulta....

ler mais
10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

10 dicas sobre como aproveitar ao máximo em viver sozinho

Conselhos de especialistas: 10 dicas sobre como aproveitar ao máximo viver sozinho: Embora a ideia de morar sozinho pela primeira vez possa parecer libertadora e até excitante para alguns, pode ser um passo difícil para outros. Aqueles que embarcam na aventura da vida...

ler mais
9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

9 coisas a saber ao procurar seu primeiro apartamento

Do histórico de crédito às despesas de moradia, a preparação é fundamental para alugar seu primeiro apartamento. É hora da independência! Alugar seu primeiro apartamento é um grande marco, mas experimentar termos de locação pela primeira vez pode rapidamente se tornar...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário